Sexta, 10 Junho 2011 12:28

Consumidor em busca do equilíbrio das finanças

alt

A Pesquisa de Endividamento do Consumidor - PEC Comportamento, referente aos meses de março e abril deste ano, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio Minas), revelou que a maioria dos consumidores (81,5%) continua indo às compras atenta para manter o equilíbrio orçamentário. Do total de entrevistados, 43,3% disseram que destinam toda a renda para manter os pagamentos em dia, ante 50,9% em janeiro/fevereiro deste ano. 38,2% conseguem pagar as contas e ainda guardar dinheiro, ante 40,8% no período imediatamente anterior. E 9,1% garantiram que não recorrem a nenhum tipo de financiamento, mas estão altamente endividados. Em março/abril de 2010, este percentual era de 3,7%. Para saldar os compromissos, 32% deixaram de usar o cartão de crédito, ante 58,4% da sondagem anterior.

Frente a um orçamento apertado e a escolha da conta a pagar, a sondagem apurou, mais uma vez, que o consumidor continua priorizando a negociação ou renegociação de suas dívidas, com 41,3% das respostas. A sondagem evidencia que o consumidor busca priorizar o pagamento dos serviços essenciais, como água e luz, que impliquem em cortes, com 23,4% das respostas. A atenção nos juros cobrados nas contas em atraso leva 16,8% dos entrevistados a optarem pelo pagamento dessas contas. O risco do "nome sujo" não tem assustado o consumidor, pois ficou com 12,4% das respostas, a quarta alternativa citada.

Última modificação em Sexta, 10 Junho 2011 12:34