Quinta, 04 Agosto 2011 11:26

Inadimplência no varejo sobe 8,55% em julho, segundo CNDL e SPC Brasil

A taxa de inadimplência no varejo subiu 8,55% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo informou nesta quarta-feira (3) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Trata-se do sexto mês seguido de elevação na taxa. Nos sete primeiros meses deste ano, a inadimplência avançou 4,91%.

"Foi a sexta elevação seguida nessa base de comparação em 2011, o que sugere cautela ainda maior por parte de lojistas e consumidores para o restante do ano, em face do já esperado encarecimento do crédito, em função dos juros altos, e do ainda persistente cenário inflacionário, que contribuem para a redução do poder de compra e para o aprofundamento da inadimplência do consumidor", informaram a CNDL e o SPC Brasil.

Segundo o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, a tendência é de crescimento da inadimplência no restante deste ano. "Quando aumentam as vendas, é lógico que alguma coisa de aumento da inadimplência vai ter. Eu acho que vai subir. Acomodar é possível, mas para baixo não vai. A situação não é boa, com a inadimplência acima da usual, mas está longe de ser ruim porque os cancelamentos de registros [de inadimplência] também estão subindo", declarou ele.

Metodologia

A base de dados do SPC Brasil envolve a consulta em mais de 150 milhões cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados. A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. A entidade informa ainda que a inadimplência registrada pela CNDL/SPC Brasil registra operações com atrasos acima de 45 dias.

Consultas

A CNDL e o SPC Brasil informaram também que o número de consultas realizadas, para compras, subiu 6,61% em julho deste ano, contra o mesmo mês de 2010, e avançou 5,22% nos sete primeiros meses deste ano. "O aumento no número de consultas verificado nesta base de comparação vem acompanhando o incremento das vendas em virtude do aquecimento do mercado de trabalho. A população ocupada apresentou crescimento de 2,3% frente a julho de 2010", informaram as entidades.

Recuperação de crédito

Apesar do aumento da inadimplência, os números da CNDL e do SPC Brasil mostram que o cancelamento de registros também cresceu neste ano. Em julho, na comparação contra igual mês do ano passado, o cancelamento das operações inadimplentes subiu 9,14%. "A variação é duas veazes maior do que o registrado em junho deste ano, quando o índice de cancelamentos apontou elevação de 4,25% nessa base de comparação", informou a CNDL. Por isso, avaliou Pellizzaro Junior, presidente da entidade, a "luz amarela", que estava acesa desde o início deste ano, se apagou.