Quinta, 29 Março 2012 17:34

Empresa de Ponte Nova ganha prêmio nacional de responsabilidade social

A Segvida, empresa de consultoria em segurança do trabalho e meio ambiente, de Ponte Nova, foi uma das 10 empresas de todo o país a vencer a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil. A empresa foi a grande campeã na categoria de “Destaque em Responsabilidade Social”. Outras quatro empresas mineiras foram finalistas da premiação, mas não foram vencedoras. Associada da ACIP/CDL, a Segvida é comandada pela empresária Matilde Santos (foto acima), que recebeu o prêmio em solenidade realizada em Brasília, no dia 23 de março.

As mineiras disputavam com outras 139 empresas de todo o país que conquistaram as etapas estaduais do prêmio. Elas foram avaliadas por 66 examinadores voluntários em quesitos como, qualidade da gestão, capacidade empreendedora do empresário e resultados alcançados por essas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O modelo de trabalho da Segvida

Presente no mercado há mais de 15 anos, a Segvida foi a vencedora da categoria “Destaque em Responsabilidade Social”. A empresa investiu no aperfeiçoamento dos sistemas de controle interno e de gestão como meio para subsidiar a tomada de decisões nas áreas de Segurança e Saúde Ocupacional. Com a expansão iniciada no ano 2000, valores como a qualidade, inovação e produtividade com sustentabilidade passaram a ser o carro-chefe da empresa pontenovense, que aposta na construção de resultados a partir de uma relação de confiança com a equipe.

A empresa criou uma gerência de inovação e tecnologia que avalia novos produtos e propõe melhorias nos serviços prestados. Há ainda grupos de estudos, formados por clientes e funcionários que discutem sobre melhorias, necessidades, troca de experiências e informações sobre o projeto.

A Segvida promove ainda projetos internos como a Embaixada do Bem. Os funcionários participam de ações como contar histórias para crianças de creches e escolas da cidade, e promovem palestras educacionais. Dentro do projeto também estão sendo produzidas lixeiras ecológicas para facilitar a separação do lixo e a coleta de garrafas pets. Elas servem de matéria-prima para uma fábrica de vassouras de Ponte Nova. Cerca de 35 dessas lixeiras serão apadrinhadas por empresários do bairro, que ajudarão na manutenção dos coletores.

Também foi criado o Programa Fidelidade. Quanto maior o tempo que o funcionário permanece na empresa, maior é o benefício adquirido por ele. Os benefícios vão desde o custeio de cursos de línguas a aulas de ioga, sessão de massagens, progressão de férias e cursos de graduação e pós-graduação.

O Prêmio recebeu 58 mil inscrições, recorde desde sua criação. Em Minas Gerais, mais de 2 mil micro e pequenas empresas inscreveram-se no MPE Brasil. Sete conquistaram a 15ª edição do prêmio estadual. O MPE Brasil é uma realização do Sebrae, em parceria com o Movimento Brasil de Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O prêmio é um incentivo às MPE brasileiras na busca pela excelência e no investimento em boas práticas de gestão.