Quarta, 10 Março 2021 11:37

COMUNICADO AOS COMERCIANTES

Primeiramente gostaria de me dirigir aos Associados da ACIP/CDL e a todos os comerciantes de Ponte Nova, para dizer que nós não participamos em nada da descrição e elaboração desse último decreto. O documento nos pegou totalmente de surpresa, assim como a todos os comerciantes de Ponte Nova, principalmente porque essa determinação foi tomada apenas três dias depois do decreto que restringia apenas bares, restaurantes e clubes.

Desde a semana anterior ao decreto de terça-feira, dia 06/03, a ACIP/CDL vinha tentando insistentemente uma reunião de atualização e alinhamento com a Prefeitura, para saber do quadro geral da saúde, quadro esse que só a Prefeitura e o Governo do Estado têm condição de desenhar pelas informações completas que têm e pelos técnicos que possuem para analisá-las. Nosso objetivo era poder conseguir uma previsibilidade das ações futuras que poderiam vir a ser tomadas, assim como essa que decretou a onda roxa na nossa microrregião de Ponte Nova. Isso seria importante para prevenirmos os comerciantes da cidade para evitarem investimentos desnecessários e perigosos nesse momento, como reposição de estoques e até mesmo para que pudessem planejar férias, banco de horas, organizar home office, entre outras ações, no intuito de diminuir o impacto das atuais medidas na saúde financeira da sua empresa, diferentemente dessa súbita pancada que o comerciante tomou nessa última semana.

A ACIP/CDL foi deixada de fora de todo o processo de análise e evolução desses últimos decretos, diferente do que aconteceu nos decretos anteriores, não permitindo que pudéssemos contribuir em nada para tentar melhor calibra-lo e, o que é pior, não podendo ajudar o comerciante a se preparar para mais esse momento difícil dessa história trágica.

Vale lembrar que os empresários de Ponte Nova já doaram mais de meio milhão de reais para ações de combate à pandemia e que a ACIP/CDL foi responsável pela articulação de grande parte desses recursos, além de inúmeras ações de prevenção e conscientização da população desde o início do combate ao coronavírus.

É muito importante dizer que NÃO estamos aqui nesse momento pleiteando a reabertura total do comércio, pois respeitamos em primeiro lugar a vida humana e os profissionais da saúde, esses guerreiros, já tão desgastados pelo árduo trabalho que vêm realizando, os quais agradecemos profundamente e esperamos que sejam melhor valorizados e recompensados.

O que queremos é um realinhamento da parceria com a Prefeitura, que nos é muito valorosa, no sentido de voltarmos a fazer parte dos Comitês Municipal e do CIS-AMAPI, para que possamos contribuir e ter previsibilidade e assim melhor orientar nossos comerciantes e diminuir suas perdas, buscando preservar os empregos de nossa cidade.

Além disso, em relação ao último decreto, estamos preiteando algumas mudanças para que ele não seja como está hoje, mais restritivo que a própria “Onda Roxa” do Minas Consciente. Afinal, se a Prefeitura entende que deve seguir o Minas Consciente por eles serem mais capacitados para conduzir a questão, então que confie no mesmo e se abstenha de tomar decisões ainda mais restritivas.

Assim sendo, nossas reivindicações para o momento é a mudança no decreto nos seguintes pontos:

- Autorização para todas as empresas trabalharem com o serviço de delivery;
- Autorização para funcionamento das atividades internas das empresas não essenciais;
- Autorização para bares e restaurantes atenderem o delivery até às 20h;
- Autorização para retirada no balcão para lanchonetes, bares e restaurantes.

Além das mudanças no decreto, pedimos a contrapartida da Prefeitura com a isenção de IPTU e ISS por um período, para as empresas duramente afetadas pelas medidas restritivas de funcionamento desde o início da pandemia. A ACIP/CDL já havia feito esse pedido em janeiro deste ano.

E as ações de impacto? Queremos saber quais são as medidas estruturantes, aqueles que vão melhorar verdadeiramente nossa condição de combate a essa nova onda. Existem essas medidas? A Prefeitura e o Governo do Estado estão propondo o que para enfrentarmos essa nova onda da pandemia que não sejam fechamento do comércio?

- Fiscalização efetiva do que realmente dissemina?
- Hospitais de campanha aqui ou na capital?
- Mais vacinas?
- Mais leitos?
- Mais profissionais da saúde?

Reconhecemos a dificuldade em contratá-los devido aos riscos da profissão, mas neste estado de exceção, valorizem os profissionais e fazendo uma oferta melhor de salário que eles irão aparecer.

Por fim, gostaria de reiterar que continuamos tentando e buscando a todo momento a retomada da parceria com a Prefeitura, que foi tão eficiente até momentos atrás, para que possamos trazer cada vez mais soluções, clareza e previsibilidade. Que possamos ter melhores condições de combate a esse problema momentâneo, o qual certamente JUNTOS iremos superá-lo.

Cochise Saltarelli Martins
Presidente da ACIP/CDL Ponte Nova