Sexta, 12 Março 2021 09:44

Delivery de todas as empresas será permitido no próximo Decreto; ACIP/CDL aguarda retorno de outras reivindicações

A ACIP/CDL foi convidada a participar, na tarde desta quinta-feira (11/03), de uma reunião do Comitê Covid-19, na Secretaria Municipal de Saúde. O empresário Gilmar Pinto de Oliveira, ex-presidente e atual diretor da ACIP, representou o presidente Cochise Saltarelli Martins, que estava em viagem de trabalho. Os colaboradores Giovani Silva e Laís Santos também participaram do encontro.

Os pontos mencionados foram:

- Autorização do delivery para todas as empresas: será permitido, com o máximo de dois funcionários dentro de cada empresa, no horário comercial. Mas a decisão só será confirmada no próximo Decreto Municipal, previsto para ser publicado nesta sexta-feira ou sábado.

- Ampliação do delivery de alimentos para até 23h: a Prefeitura realizou consulta ao Governo do Estado para analisar a possibilidade dentro do Plano Minas Consciente. Prazo de resposta é até o fim desta sexta-feira (12/03).

- Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE): ficou definido que o CNAE permitido para cada estabelecimento será apenas o principal, e não os secundários.

- Obediência do Decreto: se alguma empresa burlar as regras do Decreto e funcionar de alguma maneira, todas as demais empresas serão prejudicadas, com o fechamento total das atividades, inclusive o delivery.

A ACIP/CDL agradece a Prefeitura pelo convite e espera que possamos participar dos próximos encontros, para que possamos repassar as nossos associados e à classe empresarial em geral, sempre pensando na previsibilidade e no planejamento.

Destacamos também que algumas respostas dos últimos questionamentos ainda não foram apresentadas, como a possibilidade de isenção de impostos para empresários (IPTU e ISS) e quais são as medidas estruturantes que estão sendo adotadas pelo Poder Público, como a abertura de novos leitos. Continuaremos aguardando estas respostas e lutando pelas reivindicações que ainda estão sem solução.

Apesar de tudo isso, a ACIP/CDL reforça novamente que TODOS OS CIDADÃOS devem fazer sua parte nesta pandemia. Os números de casos confirmados e a ocupação de leitos nos hospitais são preocupantes. Nunca abrimos mão da saúde e da vida, mas não queremos que o comércio seja a vítima pelo alto índice de casos. Todos os serviços são essenciais, para o sustento de milhares de famílias em Ponte Nova e região. Precisamos avaliar minuciosamente todas as medidas a serem tomadas, para que as consequências não sejam demissões e encerramento de atividades comerciais. A ACIP/CDL está, como sempre esteve, disposta a colaborar.

Última modificação em Sexta, 12 Março 2021 09:49