Segunda, 08 Abril 2013 17:23

ESPECIAL: 75 anos da ACIP - A fundação da entidade

ESPECIAL: 75 anos da ACIP

No dia 21 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (ACIP) completa 75 anos. Durante esta semana (08 a 12 de abril), iremos divulgar um “Especial de Aniversário” da entidade, para que todos possam conhecer mais sobre as sete décadas e meia de trabalho da ACIP na luta pelos interesses dos empresários.

A FUNDAÇÃO

A Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (ACIP) foi fundada por um grupo de empresários no dia 21 de abril de 1938. Sua sede (foto acima) foi construída e era residência do Sr. Marcos Cohen.

Um dos empresários fundadores foi o Sr. Adriano Fonseca, que tornou-se o primeiro presidente da entidade. Outros nomes foram fundamentais na fundação da ACIP, formando a primeira diretoria da entidade.

PRIMEIRA DIRETORIA DA ACIP
: Adriano Fonseca
Vice-presidente: wt0bgé Rafael Cotta
1º Secretário: Carmelutti Harmendani
2º Secretário: Manoel Gonçalves de Figueiredo Cortês
1º Tesoureiro: Pio Gonçalves Penna
2º Tesoureiro: wt0bgé Cândido da Cunha
Diretores: Antônio Mucci Daniel, wt0bgé Saltarelli, Antônio Araújo Sobrinho e Randolpho Fonseca
Conselho Fiscal: Jarbas Prates, Domingos Harmendani e Gregório Luciano Tumang

O objetivo dos amigos empresários era construir uma entidade que pudesse defender os empresários, sejam eles grandes ou pequenos. Sociedade civil, sem fins lucrativos, a ACIP surgiu com diversos interesses:

a) Sustentar e defender, inclusive perante os poderes públicos, os direitos e reivindicações de seus sócios;

b) Lutar pelo desenvolvimento de uma ação empresarial, visando o fortalecimento da livre empresa;

c) Apresentar e sugerir medidas necessárias ao desenvolvimento econômico e social e à prosperidade do comércio, da produção, da indústria e prestação de serviços;

d) Promover união entre sócios e demais órgãos representativos das atividades econômicas do Estado e do País;

e) Promover e realizar congressos, seminários, simpósios, conferências, cursos para o debate de assuntos de interesse dos sócios e da comunidade;

f) Intervir, sempre que solicitada, em caráter opinativo e de conciliação, visando a solução de divergências entre diretores de empresas ou entre empresas, pertencentes ou não ao seu quadro social;

g) Proporcionar assessoria técnico-consultiva em assuntos de natureza econômico-financeira, fiscal, contábil, comercial e jurídica;

h) Criar, quando possível, uma Fundação para realizar estudos e pesquisas no campo econômico, jurídico, social e da ciência política, bem como do ensino em graus primário, secundário, técnico e superior.

Com o passar dos anos, a ACIP foi se desenvolvendo e ganhando cada vez mais credibilidade em Ponte Nova e região. Na próxima divulgação, iremos falar sobre os 12 presidentes da entidade.

Última modificação em Segunda, 08 Abril 2013 17:32