Quarta, 10 Abril 2013 14:50

ESPECIAL: 75 anos da ACIP - O prédio da “Casa do Empresário”

ESPECIAL 75 ANOS DA ACIP - O prédio da “Casa do Empresário”

A Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova comemora 75 anos neste mês de abril. E grande parte de sua história foi construída em sua sede. A entidade funciona no mesmo endereço desde 1938, na Praça Getúlio Vargas, no 19, no Centro Histórico.

O prédio, na verdade, foi construído pelo Sr. Marcos Cohen, que morou no local. O casarão foi construído em estilo colonial, “art déco”, compondo o conjunto arquitetônico da parte antiga de Ponte Nova: Matriz de São Sebastião, Prefeitura, Sede Social do Pontenovense Futebol Clube e o casarão em frente à ACIP, da família Brant Ribeiro, que foi residência do Padre João do Monte de Medeiros (fundador da cidade de Ponte Nova).

Antes de pertencer à ACIP, o casarão foi ainda de propriedade de uma família de agricultores, do Governo Estadual e da Companhia Telefônica Aliança Mineira, segundo os arquivos daquela época. Em 1943, sob a gestão do presidente Pio Penna, a ACIP comprou o prédio.

Após a fundação, a ACIP usava apenas o 2º andar, onde mais tarde passou a funcionar também o estúdio da Rádio Sociedade de Ponte Nova, criada dentro do âmbito da entidade. No andar abaixo funcionava a “Casa Vitória” – comércio amplo de fazenda e de confecções; e a “A Estrela”, que era uma loja com grande variedade de produtos. Durante sete décadas e meia, outros vários comércios usaram o 1º andar, como as “Casas Pernambucanas”, a agência do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais, a agência da Ford, a agência do INPS (hoje INSS), a casa comercial “A Jardineira”, a filial da “Casa Glória”, a “Farmácia e Drogaria Santa Maria” e outras pequenas lojas de confecções, bares e confeitarias.

Diversos presidentes fizeram melhorias em toda a sua estrutura física, desde pintura externa até mesmo mudança das instalações elétricas e sanitárias. Em 1995, um projeto arquitetônico sugeriu que o casarão fosse demolido, dando lugar a um moderno prédio com 13 andares. Mas a ideia não foi aceita pelos diretores daquela época, resgatando a tradição do palacete.

Hoje, o prédio tem o nome de “Casa do Empresário”, em razão das entidades que estão ou já estiveram instaladas no local em benefício da classe empresarial. Hoje, além da ACIP, estão no prédio: Câmara de Dirigentes Lojistas de Ponte Nova (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Ponte Nova (Sindcomércio), Agência de Desenvolvimento do Vale do Piranga (Agevale) e agência do Minas Fácil (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais). Além destes, ocupam hoje o prédio, no térreo, o Supermercado Avenida e o Porão (loja de confecções, bolsas e bijuterias).

Há 75 anos, o prédio da ACIP faz parte da história da entidade e da cidade, com diversos acontecimentos econômicos, políticos, sociais e culturais de Ponte Nova.

FOTOS: A EVOLUCAÇÃO DO PRÉDIO DA ACIP

1938