Quinta, 01 Agosto 2013 12:53

ACIP/CDL e Polícia Militar lançam a Rede de Comerciantes Protegidos de Ponte Nova

Com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e garantir mais segurança aos empresários de Ponte Nova, a ACIP/CDL e a 21ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais vão lançar no município o projeto “Rede de Comerciantes Protegidos”.

A ideia funcionará da seguinte forma: serão encaminhadas mensagens com informações de segurança pública aos números de telefones celulares via SMS. Serão informações sobre dicas de segurança, infratores, tais como características físicas e formas de atuação, otimizando a prevenção criminal com a devida participação comunitária. Nos casos de ocorrência de crimes no estabelecimento comercial, o comerciante fará contato com a Polícia Militar via 190 e as informações serão repassadas para toda a rede, fazendo com que estas possam ser difundidas e os autores capturados.

Dados da criminalidade

Os números mostram que Ponte Nova vem sofrendo com furtos e roubos em lojas. Por exemplo, foram 53 furtos consumados a estabelecimentos comerciais apenas no bairro Palmeiras em 2011 e 2012. Outros bairros também registraram furtos em empresas, entre eles: Centro Histórico (18), Guarapiranga (8), Triângulo Velho (7) e Santo Antônio (6). Há também casos de roubos consumados a estabelecimentos comerciais em 2011 e 2012. Os dois bairros com mais casos foram: Palmeiras (14) e Guarapiranga (6).

Segundo a PM, é preciso fomentar em cada cidadão o sentimento de participação solidária e voluntária, onde cada pessoa passaria a ser uma “Câmera Viva” e, consequentemente, subsidiasse a Polícia Militar com as informações referentes à Segurança Pública. A rede, no entanto, é apenas uma das dicas passadas pela PM, que sugere também a instalação de câmeras de vigilância para identificação dos criminosos. Uma câmera pode capturar a fachada de mais de uma loja, diminuindo o custo para os lojistas.

Todo o investimento da “Rede de Comerciantes Protegidos” será custeado pela ACIP/CDL, ficando a empresa responsável apenas pela aquisição da placa indicativa de participação, que ficará exposta à população, no valor de R$ 12,00.

Visitas

A partir desta semana, a Polícia Militar começou a visita a cada uma das empresas associadas da ACIP/CDL. O primeiro bairro a ser visitado é o Centro Histórico. Caso sua empresa tenha interesse urgente em participar, entre em contato com a ACIP/CDL para que possamos passar a solicitação à Polícia Militar.

Última modificação em Quinta, 01 Agosto 2013 12:58