Sexta, 14 Março 2014 15:22

Vice-presidente da ACIP/CDL explica a empresários e contadores sobre doações no Imposto de Renda

O vice-presidente da ACIP/CDL, o empresário Noêmio Gomes Fernandes (foto acima), conduziu a reunião de apresentação da campanha “Doação sem Dor”. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (13/03), na Sala de Treinamento da entidade.

Noêmio explicou com detalhes a lei em que contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) podem doar parte do valor a pagar do Imposto de Renda para instituições filantrópicas. Os empresários e contadores presentes também tiraram dúvidas durante a reunião.

“Nem todos os empresários sabem dessa informação, então pensamos em difundir essa ideia. O dinheiro que seria destinado aos cofres públicos pode ajudar e muito estas instituições, que trazem benefícios incalculáveis a muitas vidas. Deixamos essa sugestão, para que os empresários peçam seus contadores que coloquem na declaração do imposto de renda as entidades que desejam doar este dinheiro”, afirmou Noêmio.

Fundação Menino Jesus

A apresentação também teve a presença da Irmã Zélia, presidente da Fundação Menino Jesus. Em regime de internato, a entidade tem por finalidade a formação humana através do acolhimento institucional.

De forma emocionada, a Irmã Zélia falou um pouco sobre a instituição, que atende diariamente 80 crianças/adolescentes, sendo 15 em sistema de internato (período integral) e 65 em sistema de semi-internato (permanecem durante o dia e vão para casa à tarde), além de 20 famílias assistidas pelo clube de mães, 10 adolescentes em oficinas, onde recebem noções de higiene, artes e orientação para o resgate da auto-estima. Portanto, atende/beneficia direta e indiretamente aproximadamente 150 pessoas. São assistidas Crianças e Adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social do município de Ponte Nova. Estas crianças vêm por busca espontânea e ou são indicadas pelo Conselho Tutelar, Juizado de Menores desta comarca ou outras instituições da rede de parceiros, ou mesmo por cidadãos da comunidade, conscientes da realidade local.

Fundação Terra

Noêmio e Graça Chaves apresentaram um vídeo da Fundação Terra, que mostra o grande trabalho realizado pelo Pe. Airton Freire junto aos mais pobres da região.A Fundação Terra é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu em 1984 numa comunidade conhecida popularmente como Rua do Lixo, que fica no entorno do recém-desativado lixão da cidade de Arcoverde, no semiárido pernambucano, a 256 km de Recife.

Até então, a comunidade daquele local vivia em barracos de papelão, taipa ou lata, sem acesso aos serviços básicos. Por isso, a Fundação foi criada para resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificadas pelo Pe. Airton Freire de Lima como o suprassumo da miséria de Arcoverde.

Desde então, a Fundação Terra busca a melhoria social para pessoas em situação de pobreza, através da saúde (5.452 pessoas beneficiadas), educação (1.719 pessoas beneficiadas) e na área social (2.224 beneficiadas: segurança alimentar, proteção de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, inserção produtiva, incentivo à escolarização e formação profissional de jovens e adultos e cultura para todos).

A missão da Fundação Terra é apoiar o desenvolvimento das famílias e pessoas que se encontram em situação de pobreza. Para cumpri-la, a dedicação da Fundação é apenas o segundo passo. O primeiro é a colaboração das pessoas.

A entidade conta com o seu apoio na campanha "Doação sem Dor", pois a caridade é universal e pobreza não tem endereço, muda apenas de "sotaque".

Irmã Zélia

Última modificação em Quarta, 19 Março 2014 11:41