Sexta, 19 Mai 2017 10:07

Presidente Noêmio Gomes na criação da regional Caparaó da FOPEMIMPE

Foto: Casa do Empresário de Viçosa

O presidente da ACIP/CDL, Noêmio Gomes Fernandes, participou no dia 12 de maio, em Viçosa, da Assembleia de instalação e posse dos membros efetivos da entidade estadual FOPEMIMPE (Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, possui representantes de entidades públicas e privadas, e tem como objetivo promover a atuação em conjunto para a transformação da economia mineira, por meio da articulação de projetos e ações diversas que promovam a competitividade, inovação e desenvolvimento dos pequenos negócios.

O FOPEMIMPE, fundado em 2008, tem como política o intercâmbio contínuo com instâncias semelhantes a nível nacional e com núcleos regionais, sendo Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu da regional Caparaó.

Nesta reunião, estiveram presentes: Pedro Leão (subsecretário de Estado), Ivone Maria Pires de Barros (secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Viçosa), Paulo Márcio de Freitas (presidente da Casa do Empresário de Viçosa), Wagner Mol (prefeito de Ponte Nova), Noêmio Gomes Fernandes (presidente da Casa do Empresário de Ponte Nova), Júlio Márcio Natali/Lico (gerente geral da Assuvap/Coosuiponte), wt0bgé Levy de Oliveira (presidente da Agência de Desenvolvimento de Viçosa), entre outros participantes da região.

A interação com representantes de outros municípios será de extrema importância para o desenvolvimento da nossa região. Vamos trabalhar em todas as esferas, pensando em projetos e melhorias que possam beneficiar a todos, como por exemplo a melhoria das estradas, os voos regionais, entre outros assuntos”, destacou o presidente da ACIP/CDL, Noêmio Gomes Fernandes.

Tomaram posse como membros efetivos os representantes da Casa do Empresário de Viçosa, Prefeitura de Matipó, Prefeitura de Ponte Nova, Prefeitura de Viçosa, Agência de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Viçosa, Associação Comercia e Industrial de Ponte Nova, Parque Tecnológico de Viçosa e Câmara Municipal de Viçosa. Por definição em edital, outras entidades ainda poderão tornar-se membro do FOPEMIMPE, desde que atendam os requisitos exigidos. E é esse o objetivo: ter vários representantes de diversas áreas, para que esse Fórum seja dinâmico e atuante, levantando as demandas regionais e sugerindo projetos e políticas que promovam um cenário propício ao desenvolvimento e fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte e também da cidade e  região como um todo.

A função de Secretaria Regional será exercida no primeiro ano pela Prefeitura de Viçosa (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia). Cumprido esse prazo, a função será exercida pela Prefeitura de Ponte Nova. Foram definidos ainda três núcleos: Microterritório de Viçosa (prefeitura de Viçosa); Microterritório de Ponte Nova (prefeitura de Ponte Nova); Microterritório de Manhuaçu (prefeitura de Mutum).

Última modificação em Sexta, 19 Mai 2017 10:11