Segunda, 20 Mai 2019 14:27

SPC em Foco: Como avaliar o nível de inadimplência no varejo

Para acompanhar a evolução da inadimplência na sua empresa você precisa antes de tudo manter um controle rigoroso das contas a receber. Monte planilhas e gráficos com os dados obtidos, separando as dívidas pela data de validade e por seu valor individual.

Esse controle pode ser feito semanalmente ou até diariamente, mas é importante fazer sempre um relatório de inadimplência mensal para poder comparar os resultados ao longo do tempo.

Uma dica bastante útil é agrupar essas dívidas por dias de atraso. Uma sugestão é classificá-las em três grupos, seguindo o seguinte critério:

• Dívidas com atraso de 1 a 30 dias;
• Dívidas com atraso de 31 a 60 dias;
• Dívidas com atraso de 61 a 90 dias;
• Dívidas atrasadas a mais de 90 dias.

Após essa separação, é possível começar a construir um perfil do tipo das dívidas e dos seus clientes inadimplentes.

E mais: visualizando individualmente a inadimplência, é possível calcular sem muita dificuldade a porcentagem de devedores no seu negócio. Basta saber os ganhos previstos para cada mês, contabilizar o que realmente foi recebido e calcular o que faltou para entrar no seu caixa.

Uma dica importante: não deixe de registrar os clientes em atraso! Com uma ação eficaz na rotina de cobranças e uma rápida medida para bloquear o crédito dos clientes inadimplentes, as chances de recebimento aumentam consideravelmente.

Ainda tem dúvidas sobre como registrar seus clientes no SPC Brasil? Fale conosco! Estamos prontos para atendê-lo. Telefone (31) 3817-2492 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Última modificação em Segunda, 20 Mai 2019 14:31