Segunda, 03 Junho 2019 11:44

SPC em Foco: Sua loja não consulta CPF por medo de perder clientes? Você pode estar perdendo mais do que imagina!

Consultar o CPF do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito antes de aprovar a abertura de crediário é um direito de todo lojista que trabalha com vendas a prazo. Afinal de contas, é fundamental saber se há algum histórico de inadimplência envolvendo o nome do cliente no comércio antes de tomar a decisão de aprovar ou não o parcelamento.

Se a sua empresa quer ter uma operação realmente segura e lucrativa no crediário próprio, todos os seus clientes (sem exceção) devem passar por esse processo a cada nova compra.

Contudo, mesmo sabendo da importância de tomar esse cuidado, tem muita loja que só consulta CPF se o crediarista “desconfia” muito do cliente.

Muitos empresários brasileiros costumam dizer que têm medo de falar para o cliente que irá consultar o seu CPF ou fazer uma análise de crédito mais aprofundada. É um relato muito recorrente. Alguns clientes reclamam mesmo, ficam bravos e falam que “se for para consultar o CPF” não compram nunca mais naquela loja!

Isso ocorre principalmente em estabelecimentos que antes não faziam a consulta e estão começando a adotar uma política de crédito mais profissional. E talvez seja exatamente por isso que tantos empresários ainda evitam adotar essa prática com todos os seus clientes.

Acontece que, por medo de perder clientes, esses lojistas acabarão perdendo é lucratividade no crediário em médio prazo. E o que é pior: acabam alimentando o fantasma da inadimplência, que com certeza virá lhes assombrar mais tarde.

QUEM NÃO CONSULTA CPF PERDE NA SAÍDA

Especialmente no caso de clientes tradicionais, é preciso ter muita firmeza na hora de solicitar o CPF para a consulta. Por medo de perder uma venda, o lojista acaba considerando todos “bons clientes” só porque já compraram anteriormente na loja.

Dessa forma, muitos ainda mantêm algumas vendas na “ficha de cadastro” só para não consultar o cliente e com isso acabam prejudicando a evolução do seu negócio. Caso a loja utilize uma plataforma de gestão de crediário, será necessário burlar o sistema de alguma maneira e aprovar a venda sem análise.

Consultar o cliente é um direito do lojista! O cliente precisa entender que consultar o CPF nos órgãos de proteção ao crédito é o mínimo que uma loja deve fazer para garantir a segurança nas vendas a prazo.

Continue acompanhando nossas divulgações do SPC em FOCO! Se tiver alguma dúvida ou quer sugerir um assunto, fale conosco. Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Última modificação em Segunda, 03 Junho 2019 11:51