Quinta, 28 Novembro 2019 11:40

Consumidor e lojista: dicas para aproveitar a Black Friday

As ações de Black Friday já começaram a aquecer o varejo em Minas. A data, uma das mais importantes para o comércio no segundo semestre, é propícia para quem deseja adiantar as compras de Natal ou adquirir aquele produto tão sonhado. Segundo pesquisa da Fecomércio MG, cerca de 40% dos consumidores aguardam a época para ir às compras e 50% planejam gastar mais de R$ 500 no período.

A maioria dos consumidores (62%), inclusive, pode ir às compras mesmo sem planejamento, caso os descontos sejam atrativos. Mas é preciso ter cautela para não desequilibrar as contas ou cair em armadilhas. “Antes de ir às compras, é essencial se planejar financeiramente e pesquisar as ofertas para o produto que deseja”, ressalta o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

Do ponto de vista comercial, são várias as razões que levam o empresário a aderir à data, segundo a analista de relacionamento da Fecomércio MG, Aline Grazielle. Acabar com estoques, fazer giro de mercadorias para o Natal e, claro, aumentar as vendas.

Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja aproveitar a Black Friday – seja para vender mais ou comprar novos produtos.

Dicas ao consumidor

1. Tenha um objetivo: identifique qual produto você quer ou precisa. Faça pesquisas em vários sites e filtre suas preferências. Assim você economiza tempo e dinheiro no momento das buscas.

2. Identifique o valor regular: pesquise o valor do produto antes do anúncio da oferta. Confira se a promoção é realmente uma oportunidade e não “a metade do dobro do preço”.

3. Pesquise os fornecedores: faça compras com empresas que possuem bom histórico e comentários positivos de clientes. Muitos sites de busca reúnem esses dados conforme o produto e os comentários sobre a entrega.

4. Estude as formas de pagamento: algumas promoções possuem condições especiais à vista, uma ótima opção na hora de economizar. Por outro lado, o uso do cartão de crédito sem juros pode ser a solução para realizar mais de uma compra, se você estiver sem dinheiro. Se a comprar for a prazo, planeje-se e tente pagar as prestações sem se endividar.

Dicas ao empresário

1. Não engane o cliente: jamais ‘maquie’ as promoções, manchando, assim, a reputação da empresa. O ideal é aproveitar a Black Friday para oferecer descontos imbatíveis, pelo menos em algum artigo da loja.

2. Negocie com os fornecedores: desta forma, é possível garantir um mix de produtos atrativos ao consumidor e repor rapidamente os estoques para itens que possuam alta procura, não frustrando o cliente.

3. Tenha atenção às vendas on-line: o site precisa ser todo conferido, do conteúdo ao funcionamento dos links. Verifique inclusive, se o servidor suportará o aumento das visitas durante as promoções, garantindo uma boa experiência ao usuário e a conclusão da compra.

4. Fidelize o cliente: aproveite a data para ativar os canais de comunicação e manter o cliente. Com informações mais precisas sobre o perfil desse consumidor, seus interesses e desejos, é possível criar campanhas mais diretas e assertivas.

DICAS DO PROCON DE PONTE NOVA

De acordo com a chefe do Procon em Ponte Nova, Cristiane Dias, o consumidor deve evitar comprar por impulso e só gastar com o que realmente precisa. “Não adquira um produto apenas porque ele está na promoção ou porque o desconto é vantajoso. O momento exige ainda mais cautela e planejamento do orçamento doméstico para evitar o superendividamento”.

Outras dicas importantes:

- O consumidor deve fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Monitore o produto anotando valores e as lojas. Faça também uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços;

- O consumidor deve recusar anúncios que chegam por e-mail ou SMS ou que ofereçam descontos muito absurdos;

- O consumidor deve ficar atento e suspeitar de preços muito abaixo da média do mercado;

- Observar o prazo de entrega e informar-se, antecipadamente, sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas;

- Verifique o preço do frete. Às vezes a oferta parece boa, mas o valor do frete não compensa a compra;

- Confira, no preço total do produto, se consta algum valor referente à garantia estendida ou seguro similar, sem solicitação. A imposição desses serviços sem que o consumidor tenha solicitado constitui venda casada;

- Fique atento às formas de pagamento oferecidas e, se optar por pagar parcelado, sempre verifique os juros aplicados;

- Procure informações sobre a reputação do fornecedor na internet, em redes sociais, com amigos e familiares;

- Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, comprovante de pagamento, códigos de rastreamento e de realização da compra;

- Atenção para a diferença de preço ao finalizar a compra. Assim como nas lojas físicas, nas compras virtuais há registros de alteração do preço após a seleção do produto e, principalmente, quando se inicia o processo de pagamento;

- Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), “o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”. Nas compras em lojas físicas, em que o consumidor está presente no estabelecimento, a troca do produto por simples arrependimento é uma liberalidade da empresa.

Sempre que houver dúvida, denúncia, reclamação ou necessidade de orientação não deixe de procurar o PROCON, na Av. Cantídio Drumond, nº 66, Centro, Ponte Nova/MG. Telefones: (31) 3817-4035 ou 3817-2979. Horário de atendimento ao público: 12h às 16h.

Última modificação em Quinta, 28 Novembro 2019 11:48