Terça, 03 Dezembro 2013 11:40

Federaminas e BDMG apresentam benefícios para os associados durante o “Café com Ideias”

A ACIP/CDL realizou na última sexta-feira (29/11) a última edição do Café com Ideias deste ano. O evento – que reúne café da manhã com algum tema relevante para os empresários – foi aberto pelo presidente da entidade, Júlio Sales.

Linhas de financiamento do BDMG

O primeiro assunto abordado durante o Café foi apresentado pelo gerente geral de Micro e pequenas Empresas do BDMG, Rodrigo Teixeira Neves. Ele explicou com detalhes três linhas de financiamento que estão à disposição dos lojistas: Giro Fácil (financiamento de capital de giro a empresas de qualquer porte nos setores de indústria, comércio e serviços com mais de dois anos de operação), Geraminas (financiamentos para micro e pequenas empresas e cooperativas, optantes pelo Simples Nacional e com mais de seis meses de atividade) e Finame (financiamento de máquinas e equipamentos, ônibus e caminhões - inclusive chassis e carrocerias, reboques, semirreboques, tratores e outros itens, novos, nacionais e cadastrados no BNDES).

A partir de agora, a ACIP/CDL passa a ser um correspondente bancário do BDMG, o que agilizará os processos de solicitação de financiamento. Toda a documentação e os pedidos de financiamento, que antes eram feitos via Correios, agora passam a ser feitos pela internet, agilizando e desburocratizando os processos. Nesta quarta-feira (04/12), a ACIP/CDL irá receber um treinamento do BDMG.

Na quinta-feira (05/12), o gerente do BDMG estará na ACIP/CDL na parte da manhã realizando atendimento e simulações de empréstimos aos interessados. Quem tiver interesse pode agendar uma simulação pelo telefone: (31) 3817-2492. Os agendamentos podem ser feitos também para outras datas.

Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE)

Na sequência, foi a vez de Juliana de Souza, Coordenadora do PACE/Federaminas, apresentar o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE). Firmado entre o Sistema Federaminas, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o PACE já está presente em dezenas de Associações Comerciais em todo o Estado.

O PACE oferece a oportunidade de conciliação antes do ajuizamento de uma ação nas causas que envolvem relações de consumo ou empresariais. Tanto o consumidor quanto o empresário podem procurar o PACE para agendar uma sessão de conciliação, que será realizada num prazo médio de 15 dias. Os postos são procurados, no geral, para dirimir desavenças relacionadas a cobrança de dívidas pendentes, dívida com bancos e operadoras de cartão de crédito, contratos não-cumpridos, renegociação de dívidas, problemas na entrega de produtos ou na prestação de serviços. O processo é legal e o acordo entre as partes é homologado pelo juiz coordenador e tem valor de sentença judicial.

A partir de agora, a Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (ACIP) será um PACE, o que irá beneficiar clientes e lojistas.

Linhas de financiamento do BDMG, apresentado por Rodrigo Teixeira Neves

Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE), apresentado por Juliana de Souza

Élcio Andrade (diretor da ACIP/CDL), Juliana de Souza, Afonso Mauro Pinho Ribeiro (Presidente do Sindcomércio e diretor da ACIP/CDL), Júlio Sales, Rodrigo Teixeira Neves, Sandro Machado e Antônio Vieira Filho (diretores da ACIP/CDL) e Regislaine Neves (gerente administrativa da ACIP/CDL)

Última modificação em Terça, 03 Dezembro 2013 11:59