Quarta, 14 Agosto 2013 11:52

Comerciantes tiram dúvidas e já se aderem ao projeto “Rede de Comércio Protegido”

A ACIP/CDL e a 21ª Companhia de Polícia Militar Independente de Minas Gerais lançaram nesta quarta-feira (14/08) o projeto “Rede de Comércio Protegido”. O lançamento aconteceu durante o Café com Ideias da ACIP/CDL, na Sala de Treinamento da entidade. Além de dezenas de empresários e imprensa, estiveram presentes: Júlio Sales (presidente da ACIP/CDL), Afonso Mauro Pinho Ribeiro (presidente do Sindcomércio), vereador Leo Moreira e a equipe da 21ª Cia. Ind. da PM: Capitão Luiz Marinho, Tenente Túlio, Sargento Roseli, Sargento Wilsilene e Soldado Edson.

O Tenente Túlio explicou aos empresários como será o projeto, que tem o objetivo de reduzir os índices de criminalidade em Ponte Nova, além de aproximar o cidadão da PM. “É preciso que a sociedade civil se envolva na segurança pública de nosso município”, informou o Tenente Túlio. Ele disse ainda sobre a “Câmera Viva”, pedindo aos lojistas que auxiliem a vizinhança acionando a PM ao perceber qualquer atitude suspeita nas proximidades de seu estabelecimento comercial; e também sobre as câmeras de vigilância do lado externo das lojas, que podem contribuir para identificar as pessoas e evitar novos delitos. “Tudo deve ser informado à Polícia Militar, para o bem estar de todos”, ressaltou.

Sobre o projeto “Rede de Comércio Protegido”, todos os custos serão pagos pela ACIP/CDL, que investiu em um modem, telefone celular, chip e um plano mensal para a Polícia Militar. Para participar, os empresários interessados deverão apenas comprar a placa indicativa do projeto, no valor de R$ 12,00 (doze reais).

O sistema funcionará da seguinte maneira: qualquer cidadão poderá informar à Polícia Militar, através do telefone 190, qualquer tipo de infração ou atitude suspeita, informando também características do suspeito. A PM irá repassar as informações via SMS (mensagem de texto) para os telefones celulares cadastrados no projeto. O empresário pode inserir o número de telefone que quiser para receber as mensagens. Assim, a tendência é evitar novos furtos e roubos, além da identificação dos criminosos. A ideia, segundo o Tenente Túlio, é reduzir os índices de crime de roubo consumado em estabelecimentos comerciais em 10%, até o dia 13 de agosto de 2014, quando o projeto fará um ano.

Os empresários ainda tiraram dúvidas com a Polícia Militar. No fim, alguns lojistas já fizeram imediatamente a adesão ao projeto, adquirindo a placa indicativa. As empresas interessadas podem afixar mais de uma placa, caso queiram. Uma nova reunião de avaliação do projeto já foi marcada para o dia 24 de outubro.

A Polícia Militar, através da Sargento Roseli, informou ainda que os associados podem enviar e solicitar informações, como o pedido de um boletim de ocorrência, pelo e-mail:

Esta ideia foi muito bem recebida por nós da ACIP/CDL. A segurança é um tema que sempre aparece na pauta de nossas conversas. O projeto certamente vai beneficiar as empresas, que formarão agora uma rede de informações. Estamos abertos também para críticas e sugestões do projeto, pois nosso objetivo é sempre favorecer o nosso associado”, disse Júlio Sales, presidente da ACIP/CDL.

As visitas da Polícia Militar aos estabelecimentos comerciais começaram no Centro Histórico e já estão no bairro Palmeiras. Todos os associados da ACIP/CDL serão visitados pela PM.

Regislaine Neves de Paula (gerente da ACIP/CDL), Sargento Roseli, Sargento Wilsilene, Júlio Sales, Tenente Túlio e Soldado Edson

Última modificação em Quarta, 14 Agosto 2013 12:13